PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Terça-feira, 02 de setembro de 2014
   |   
GOOGLE NO SITE

  / Notícias

09/09/2010 10h13 - Atualizado em 09/09/2010 10h29
7 de setembro em Lagarto
A proposta deste texto não é criticar o desfile cívico e sim tentar mostrar que alguns abusos de extravagância ...

Evilácio Maciel
77 Comentários  


- O texto abaixo é de inteira responsabilidade de seu autor, e está sendo publicado da maneira que recebemos, sem nenhuma alteração gramatical ou ideológica.

Caso deseje expressar sua opinião sobre determinado assunto, envie o seu texto para contato@lagartense.com.br.

***

7 DE SETEMBRO - Por Evilácio Maciel

No dia 7 de setembro de 1822 o Brasil se livrou das “amarras” de Portugal deixando de ser colônia para se tornar uma nação “independente”. Nada mais justo que essa data seja lembrada todos os anos por todo o país, numa tentativa de exercer o civismo e assim mostrar que o patriotismo também pode ser uma característica do brasileiro.
Lagarto não poderia ficar de fora desse ato e todos os anos as escolas vão para avenida desfilar seus temas. No entanto percebe-se que o civismo é a última coisa que os organizadores das unidades de ensino levam em consideração, a pensar o tema a ser exposto, e transforma o ato cívico em um primo pobre (muito pobre... paupérrimo) do carnaval do Rio de Janeiro.

Para ilustrar melhor a afirmação anterior podemos fazer uma análise: No carnaval carioca as escolas de samba tem comissão de frente, aqui também, tem adereços e alegorias aqui também, tem bateria, aqui tem banda que antes era marcial, passou a ser musical e agora é musimarcial, tem carros alegóricos, aqui também, ou melhor, tratores alegóricos, tem mulheres semi-nuas aqui também, tem comissão julgadora, aqui também.

No desfile deste ano muitas curiosidades foram notadas, como escolas homenageando personalidades ilustres como Monsenhor Daltro, outra abordando o tema da biodiversidade, uma incentivando a leitura, outra o folclore, outra os mitos e lendas, mas o mais curioso foi o Colégio Cenecista Laudelino Freire homenageando Walt Disney, com um tema que pareciam, realmente, de enredo de carnaval “O Voo do pavão no mundo mágico de Disney”. Esquisito. Cabe-se assim exercitar a reflexão: O que Disney contribuiu com o processo de independência do Brasil? Será por ter trazido ao mundo Mickey, Minnie, Pato Donald, entre outros, e aqueles médicos e enfermeiras em uma das alas? Estranho.

Claro que não podemos deixar de lado a beleza e o esforço dos alunos que todos anos tem que desfilar em meio ao lixo e o público que invadem, a avenida e a graciosidade das crianças que compõem as escolas assim como a intenção dos organizadores em fazer do desfile um atração tradicional na cultura local. Entretanto esses mesmos organizadores tem que pensar no que o público pensa o que representa o ato de independência para o país e buscar temas nacionais, afinal toda escola tem professor de história, e, acima de tudo, direcionados à proposta cívica. Até as bandas marciais, musicais, musimarciais que deveriam, ou melhoria teriam que serem obrigadas, a tocar musicas cívicas parecem disputar um festival de fanfarras e apresentaram repertórios que iam desde o Rebolation a Luan Santana.

A proposta deste texto não é criticar o desfile cívico e sim tentar mostrar que alguns abusos de extravagância acabam deixando o compromisso de mostrar a preocupação com um momento tão importante da nossa história numa exibição de modismo e caricaturas que não fazem parte da simbologia do ato, tornando assim um espetáculo onde se mistura as piadinhas e gritos sarcásticos do público com alegorias desnecessárias. Ficam aí um lembrete as escolas no momento de escolher seus temas. Sorte a todas para o próximo ano.

Por: Evilácio Maciel.
Imprimir | Comunicar Erros | Link

Esta matéria recebeu 77 comentário(s)


Fábio
09/09/2010- 10h37
Concordo com tudo, sem tirar nem pôr. O povo esqueceu que é um desfile cívico e não carnavalesco, por isso todos os anos assisto ao tiro de guerra e depois vou embora.


» responder » denunciar

ALEXANDRE MAGNO DE OLIVEIRA
09/09/2010- 11h09
Concordo plenamente com o colega acima, pois um desfile cívico tem de conter todos os elementos pertinentes a comemoração cívica de independência de nosso País, e não como aqui em Aracaju, as escolas públicas principalmente com suas bandas de axé, deturpando o ato.


» responder » denunciar

PAULA
09/09/2010- 11h30
CONCORDO NA PARTE EM QUE FOI COMENTADO SOBRE A INVASÃO DAS PESSOAS NA HORA DO DESFILE, ELAS NÃO SE TOCARAM AINDA QUE É UM DESFILE CÍVICO E NÃO DE MODA, PRECISAM SABER MELHOR O QUE É UM DESFILE CÍVICO, TEREM MAIS EDUCAÇÃO E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESTÁ DE PARABÉNS PELO ESFORÇO E ORGANIZAÇÃO.


» responder » denunciar

Cidadão Lagartense
09/09/2010- 11h30
O desfile das escolas há anos vem sendo desse jeito, onde a INDEPENDÊNCIA é colocada de lado e o q se vê é uma disputa acirrada das bandas tocando musicas do momento. Sem contar com a FALTA DE RESPEITO das pessoas em "desfilar" no meio das escolas tentando mostrar sua roupa nova e seu decote, ou mesmo, mostrar q está ali de alguma forma. É um verdadeiro desfile de escola de samba e não desfile cívico. Parabéns pela matéria.


» responder » denunciar

Sergio
09/09/2010- 11h35
SÓ A PAULA VIU O ESFORÇO DA SEC DE EDUCAÇÃO! Se houvesse esforço haveria organização.


» responder » denunciar

Justiceiro
09/09/2010- 11h45
Deparei-me, na terça-feira, com a mais bela falta de respeito para com as escolas que exibiram seu perfil no desfile cívico de 07 de setembro. Conforme elencou o autor do texto, em raciocínio peculiar, algumas escolas divergiram do foco principal do evento, qual seja: a luta e a conquista da independência. Por último, quero mais uma vez reiterar o meu repúdio ao modo como fora conduzido o evento, onde quem deveria assistir ao espetáculo - também o fez parte dele - o Povo. Realmente, lamentável.


» responder » denunciar

EuEu
09/09/2010- 11h46
Parabéns pelo post! Até ler isso, achava que somente eu pensava isso do desfile de alegorias ..ops.. cívico de Lagarto. Concordo com o Evilácio. Quanto ao lixão e a multidão invadindo, creio que ainda não pensaram muito bem em como otimizar isso. O desfile, apesar dos pesares, é uma tradição. Todos querem assistir.


» responder » denunciar

Evilacio Maciel
09/09/2010- 11h49
Agardeço ao Portal Lagartense por publicar meu artigo e reforço a ideia de que o desfile tem ser civico e não um desfiole de moda e extravagancias, agradeço ainda pelos comentários, pois percebi que todos entenderam a mensagem.


» responder » denunciar

Wesley
09/09/2010- 11h58
Ele ressaltou uma frase que eu falei na hora do desfile mesmo, que as bandas deixaram de ser marciais para ser musicais, e como um colega nosso falou aí a cima, as bandas de "Aracaju" que deviam mostrar sua marcialidade, foi que começaram a trazer essa fanfarra pra cá, com instrumentos que mais parecem uma bateria, e o povo com a alienação que existe hoje por conta da mídia, aplaudiam e gritavam, enquanto que nas músicas de dobrados, ficavam quietos e calados, espero que o desfile vote a ser como antes.


» responder » denunciar

Jean
09/09/2010- 12h01
Venho colocar mais um ponto a ser discutido: Por que o desfile cívico, que ocupa espaço, é colocado em ruas com calçadas tão pequenas, dificultando tanto o movimento dos espectadores quanto dos participantes do desfile? Por que não colocar esse desfile na Avenida Zacarias Júnior, ampla, com possibilidade de organização e ampliação da área de movimentação das pessoas e tudo mais? Talvez seja apenas burrice coletiva!


» responder » denunciar

vidalouca
09/09/2010- 12h15
eu acho que ninguem poderia fazer comparacoes melhores que essa parabens maciel..tomara que depois dessa as escolas apredam para o ano que vem!


» responder » denunciar

Rosana
09/09/2010- 12h37
Gostaria de ressaltar a minha indignidade em relação a desorganização e a falta de educação dos espectadores. Cada ano que passa o povo está cada vez mais sem noção do significado de 7 de setembro, quando eu me refiro ao povo está incluso também as escolas, pois o desfile apresentado ultimamente é um desfile carnavalesco. E para acabar com tudo esse ano os proprios candidatos mostraram que não servem para governar uma cidade, imagine um país, pois a independencia do Brasil não se comemora fazendo politica com bandeiras enormes e "santinhos" sujando a rua e atrapalhando quem está assistindo e desfilando .


» responder » denunciar

Conterraneo Envergonhado
09/09/2010- 13h06
Sr. Evilacio Sou correligionário do seu partido. Aquele que defende a moral e o civismo pelo menos no dia 7 de setembro. Mas convenhamos que além do próprio país não ter mais esta essencia, desde que me entendo por gente que a "Parada" em Lagarto sempre foi regada à alegorias momescas e sem isso a massa não teria como se contentar... paciência da-lhe pão e circo! Vamos atochar plumas, paetês e penas de pavão... Por falar em pavão vamos ao animal que não falta na avenida, porque este é o bicho com que o Lagartense mais se identifica, há uma enorme e vergonhosa necessidade de aparecer mais que os envolvidos no desfile. Como imprensa pude constatar o alto nível de embriaguês nas tres etapas do desfile. Chove: apelidos, cantadas, pornografias berradas, cartazes, invasão incontrolável e insultos sem cabimento e contra quem? meu Deus, crianças adolescentes idosos e profissionais. Como um galhofa na frente da Boate ao se dirigir ao carro alegórico do Silvio Romero em que posava os Cobras e Lagartos e dizer que alí estavam os "CORNOS de Lagarto" ele se virava para a platéia se esguelando pra se fazer sentir seu mal hálito e complexo de quem não tem oportunidade de aparecer e insistia além de querer descompor o professor e homenageado Assuero. Não adianta reclamar, nem botar corda de isolamento, os aculturados não são maioria, mas são muitos e ninguem segura. Portanto dia 7 de setembro eis aqui o de sempre conterraneo envergonhado desejando CAÇA AOS PAVÕES só lembrando em voz baixa "quem tem que aparecer é a escola não vocês!


» responder » denunciar

Deputado
09/09/2010- 13h11
Cada uma que leio Quem tem que aprender é o poOOOOvo a escola faz o papel dela correto! E o trajeto é este mesmo não tem outro. A população cresceu e a cidade não pode expandir o centro! Cadê o tiro de guerra que fazia separação? No meu mandato vou aplicar placas de blindex por toda a avenida, quero ver esses humoristas baratos marcharem atrapalhando as escolas!


» responder » denunciar

Marta
09/09/2010- 13h44
O desfile cívico virou uma mistura de desfile de moda com desfile carnavalesco.


» responder » denunciar

nda
09/09/2010- 14h27
Eu fiz parte do desfile e qualze fui acediada! muitos homens pegava em meu braços e não queria larga! o desfile 7 de setembro ta pior cada ano q passa! pessoas invadindo as ruas, atrapalhando a passagem, muita falta de organização... adorei a matéria feita!


» responder » denunciar

TONY
09/09/2010- 14h37
O DESFILE CIVICO EM LAGARTO VIROU UMA VERDADEIRA PALHAÇADA E QUEM PROPORCIONA ISSO SAO AS AUTORIDADES ASSIM NOMEADAS, O PESSOAL DO TIRO DE GUERRA DEVERIAM DAR O EXEMPLO, AJUDAR A ORGANIZAR, MAS NÃO, ELES ERAM OS PRIMEIROS A FICAREM TRANSITANDO NO MEIO DA RUA ATRAPALHANDO O DESFILE, OU ENTAO ERA PRA SE AMOSTRAR. TIVERAM TAMBEM ALGUNS CANDIDATOS QUE ACHAVAM QUE A SUJEIRA ESTAVA POUCA E AINDA FICARAM DESTRIBUINDO PAPAEIS PARA AJUDAR A SUJAR MAIS AS RUAS E SEM FALAR QUE TAMBEM CONTRIBUIRAM NA BAGUNÇA, ELES TAMBEM ATRAPALHARAM POIS ESTAVAM TRANSITANDOS NAS VIAS ONDE O DESFILE IRIA PASSAR. SERIA MUITO INTERESSANTE SE NOS PROXIMOS DESFILES TIVESSE GRADES DE PROTEÇÃO PARA AS PESSOAS NAO INVADIREM AS VIAS.


» responder » denunciar

PAULA
09/09/2010- 15h04
SÉRGIO, A SECRETAIRA FEZ BEM O SEU PAPEL, AS PESSOAS QUE FORAM ASSISITR AO DESFILE E QUE NÃO FIZERAM BEM O SEU PAPEL DE PESSOAS EDUCADAS! E VOCE DEVE SER UM DELES. CONCORDA?


» responder » denunciar

Lagartense
09/09/2010- 15h06
O nosso conterrâneo já deu sua opinião e claro é concordável em maior parte sua opinião mas há algumas coisas que seria bom ressaltar...então deixarei minha opinião... Isso de que o Desfile Cívico virou algo parecido com um Carnaval é real, mas não são todas as escolas que apresentam isso, e outra, será que as ruas encheriam de pessoas se as escolas fossem apenas apresentar algo rigorosamente cívico? Pois então, colocar comissões de frente enfeitadas no início da instituição atrai a atenção do espectador e este presta atenção no conteúdo do desfile, geralmente após estas comissões vem as bandas marciais ou musicais, se elas tocam apenas dobrados e repiques cívicos, a população simplesmente olha, não desperta contentamento e se quer batem palmas, por isso muitas bandas vão para avenida com algumas músicas preparadas para determinado setor agradar a multidão... Isso com um limite, que nem as bandas Silvio Romero e Frei Cristóvão, em que civismo e atualidade tiveram seu tempo. Algo desanimador é uma escola ir com um tema já destacado e este não haver nada com o processo de Independência Brasileiro... Que ao menos entrem na avenida com um tema cívico e incrementem com um toque popular... Quanto á questão da desorganização popular, isso é algo abominável, em uma parte pelos espectadores, outra pelas autoridades... A iniciativa deveria partir das autoridades implementando no dia do desfile grades de proteção ou no mínimo cordas de isolamento mas sempre manter numa distância de 10 metros um soldado ou voluntário que oriente e proíba a entrada de pessoas ao menos em quanto a instituição está passando e claro resta á população obedecer e ter mais educação durante todo o evento... Fica minha opinião...


» responder » denunciar

carmem
09/09/2010- 15h12
para deter os espectadores so se for arame farpado ou a tropa de choque o tiro de guerra fez o papel dele e nao tem nada a ver com o desfile,e ainda fez estava na avenida tentando organizar os maus educados. As ruas sao estreitas mas ninguem foi ate a zacarias junior assistir


» responder » denunciar

profeta morram
09/09/2010- 16h15
A piada do dia 7... Eu deixo uma pergunta no AR! O que estaria fazendo o Sr. Prefeito em cima do CARRO do TIRO de GUERRA, eu não sabia que ele era veterano ou possuidore de patentes MILITARES"


» responder » denunciar

MN
09/09/2010- 16h42
Há alguns anos que não assistia mais ao desfile de 7 setembro de nossa cidade, este ano tive a curiosidade de ver novamente, mesmo ciente de que seria uma grande decepção. A data do desfile poderia ser alterada, passando de setembro para fevereiro, no mínimo seria mais adequada a ocasião: ou seja, um carnaval. E um carnaval desorganizado, longe, muito longe do que podemos assistir nas capitais do Rio de Janeiro e São Paulo. Para toda regra há exceção, claro. Existem sim, ainda, algumas escolas que tentam cultuar o civismo a homenagear nomes ilustres da cultura brasileira. Outro ponto que venho a destacar é a incoerência que pude notar no contexto das escolas, como por exemplo a homenagem feita à Walt Disney, e também não tive como conter os risos ao ver alunos vestidos de índios e marchando ...marchando...pura incoerência e falta de respeito à cultura indígena. Cabe aos organizadores do evento estudarem um pouco mais e prestarem atenção no que será representado, para não cometerem tais garfes, pelo menos. No mais, é tentar nos próximos anos darem sentido à essa data cívica ou então transferir de vez o evento para o Carnaval!


» responder » denunciar

T.R.A
09/09/2010- 17h54
PARABÉNS A MATERIA PARECE QUE AINDA SE ENCONTRA EM LAGARTO CIDADÃO COM CULTURA E CONHECIMENTO HISTORICO!!!!PARECE QUE OS DIRETORES E PROFESSORES DAS ESCOLAS ESQUECERÃO QUE REPRESENTA O DESFILE CIVICO.


» responder » denunciar

ana paula
09/09/2010- 18h51
ESTAVA TUDO LINDO


» responder » denunciar

T. nordestino
09/09/2010- 19h55
Tem razão ,ha um distanciamento do que deveria ser seguido.Também as pessoas não respeitam o desfile ao ficarem ocupando espaço de quem por direito está desfilando.Falta uma maior organização!


» responder » denunciar

SERGIO
09/09/2010- 20h46
PAULA Não sou desse sque atrapalham nem sou dos que defendem os que contribuem...(como voce) O que querro dizer (e que vc tem dificuldade de entender) é que a Secretaria, como organizadora do evento é quem tem "TODA" a responsabilidade pela ordem no evento. Solicitar policiamento, escalar funcionários para ajudar, ao inves de ficarem desfilando por entre as escolas, etc.! é como organizar uma festa e nao pensar na segurança. Se A Administração pública (ali representada pelo executivo e seus órgãos), naõ mantém um plano de organização no desfile, naõ podem cobrar nunca!


» responder » denunciar

Eraldo
09/09/2010- 21h38
Te dou parabéns, Evilacio. Gostaria de ressaltar de que mesmo que as escolas tenham (e os tem) professores de História, será que a direção e cordenação dessas entidades buscam a opinião desses profissionais? O desfile civico está se transformando em momento de exibicionismo e vaidades! Ou pior, muita coisa nesse país está nesse caminho! A sociedade está a caminho do caos!


» responder » denunciar

Marcelo Medeiros
09/09/2010- 21h45
MUITO FELIZ O TEXTO DO AUTO EVILACIO MACIEL. JÁ FAZ TEMPO QUE VAMOS A AVENIDA NA ESPERANÇA DE VER CIVISMO E NOS DEPARAMOS COM UM DESFILE DE MODAS DESCOMPESADO E DE MUITO MAL GOSTO. ESSE ANO O MAIOR DESTAQUE FOI PARA O COLÉGIO CENECISTA LAUDELINO FREIRE, DESTAQUE DE INCOMPETENCIA E FALTA DE CRIATIVIADE AO ESCOLHER UM TEMA CÍVICO QUE MAIS PARECIA UMA PALHAÇADA INFANTIL. O TEMA DO C.C.L.F. DEVERIA SER APRESENTADO NO DIA DAS CRIANÇAS E NÃO NO DESFILE CÍVICO.


» responder » denunciar

E.M.C.S.
09/09/2010- 21h54
Fico triste com o 7 de setembro em Lagarto,pois é uma data comemorativa em que nosso país se tornou independente de Portugal.É para se comemorar um desfile cívico e não um desfile carnavalesco.Isso mostra que os organizadores não tem cultura e não sabem o verdadeiro significado desta importante data.Outra falha é o da população da cidade que não tem um pingo de educação e ficam atrapalhando as escolas passarem.Próximo ano gostaria de ver aquelas cordas que se colocavam antigamente e também o policiamento para conter os cachaceiros!


» responder » denunciar

RAFAELA CARVALHO
09/09/2010- 21h56
PARABÉNS,POIS O DESFILE PERDEU SUA REL IMPORTANCIA QUE É O PATRIOTISMO.


» responder » denunciar

Noelia
09/09/2010- 21h58
Colega sua opinião é igual a minha,culturalmente estamos ficando cada dia mais pobres e muito mais sem pudores ou respeito. É certo que a população quer ver beleza nisso concordo, para isso o Brasil é tão rico em cultura, não prescisamos buscar nos EUA nem em outro país,e sinceramente carnaval só no Rio de Janeiro.Evi vc foi dez.


» responder » denunciar

**Eliude**
09/09/2010- 22h10
eu aceito essa ideia pq muitas pessoas acham que pra chamar á atenção na avenida prescisa ir de calcinha e sutiam somente mas não observem somente o inico do desfile pra saber o que realmente é um desfile.pois a verdadeira patria esta la logo no comeco aonde estão lira,desbravadores,tiro de guerra,apae,e o folclore é la que se encontra o verdadeiro sentido do desfile...mas outras pessoas pensam que pra "sair bem ba foto" prescisa se esbaldar para os homens e mulheres...pena pra quem pensa assim...


» responder » denunciar

eu
09/09/2010- 22h54
eu particularmente não vir nada só um monte de bêbado no meio da rua um monte de moças desfilando seus modelitos e atrapalhando as escolas desfilarem uma bagunça completa.


» responder » denunciar

Morador de "Monteropolis"
09/09/2010- 22h56
Lendo a postagem do Sr. Evilácio Maciel venho a concordar plenamente com ele, pois vemos hoje no desfile que se diz CIVICO mulheres semi nuas, temas que não rocordam a indepencia do país onde morramos. No Povoado Brasilia a aquipe organizadora teve um pessimo trabalho, pois nos anos anteriores eram apresentados os desfiles do Povoado Brasilia e Jenipapo encerrando as 18:30 sem problemas algum, mas esse ano houve atraso no Jenipapo e posivelmente na Brasilia que encerrou o desfile civico as 20:00 horas trasmitindo uma enorme falta de respeito aos pais de alunos menores e ao publico, que sumitaneamente o Sr. Valmir Monteiro decretando o desfile dos povoados para dias diferentes não enxergando a falta de agilidade da equipe de apoio.


» responder » denunciar

MARTINS FILHO - CADERNO CLOSE
09/09/2010- 23h12
RESUMO DA OPERA: HA UMA BOA INTENÇAO DOS GESTORES ENQUANTO PODER PUBLICO VIABILIZAR RECURSOS PARA O 7 DE SETEMBRO PELO FATO INCLUSIVE DE GERAÇAO DE RENDA E TURISMO NESTA DATA, PELA LÓGICA OS TEMAS , ASSUNTOS OU ENREDOS DAS ESCOLAS DEVERIAM SER DECIDIDOS PELA EQUIPE PEDAGOGICA E DIREÇAO; NA PRATICA ISSO INFELIZMENTE NAO ACONTECE. POR DUAS VEZES TIVE A OPORTUNIDADE NO SILVIO ROMERO EM 2005 LEVAR O TEMA SOBRE LIXO E RECICLAGEM COM O FAMOSO URUBU E EM 20O6 A GRANDE POLEMICA NA ÉPOCA SOBRE O TRANSITO QUE ATÉ ENTAO NAO ERA MUNICIPALIZADO. OS GRANDES VILOES DESSA HISTORIA SAO OS PROFESSORES E DIREÇAO QUE TEM O PODER DA ESCOLHA DO QUE IRÁ PARA A AVENIDA, AFINAL SAO EDUCADORES. UMA SUGESTAO PARA ANO QUE VEM É O TEMA: `COMODISMO LEVANTE-SE OU MORRA ALIENADO, VAMOS SAIR DA TEORIA E FAZER VALER CIDADANIA COMEÇANDO SOBRE EDUCAÇAO DENTRO DE NOSSAS CASAS E ORIENTANDO NOSSOS FILHOS SOBRE RESPEITO E VALORES E QUE VENHA 2011 E SALVE A INDEPENDENCIA!!!!!


» responder » denunciar

Claudefranklin Monteiro Santos
10/09/2010- 00h39
Prezados e prezadas, permitam-me interagir com todos e tentar contribuir com a discussão levantada pelo artigo de Evilácio. Antes de mais nada, já está passado da hora de nós lagartenses aprendermos a conviver com a crítica. Embora muitas vezes elas sejam pessoais e ofensivas (que não parece ser o caso), toda e qualquer crítica é bem vinda. Ela é um sinal de alerta constante para fazermos as coisas sempre bem e melhor. Embora também seja adepto do civismo, não podemos ter e cultivar uma visão engessada de cultura. A cultura se renova e não seria diferente com o desfile cívico de Lagarto. É verdade que há sempre exageros e eles não são de agora. Vamos pensar antes no esforço de cada instituição e até mesmo das autoridades, sobretudo dos estudantes. O que precisa mudar é a postura da sociedade. Como já foi aqui salientado, as pessoas vão ao desfile não para prestigiar, mas de um modo geral para galhofar e isso é falta de educação. Ninguém dá jeito, a não ser a própria pessoa quando esta liga seu detector de rídiculo. Uma outra solução, seria a construção de um espaço próprio para isso (desfilódromo), algo do tipo. Sei que a coisa da rua é tradicional, já se tentou mudar, mas do jeito que está, na proporção que cresce, será necessária uma mega estrutura e nem isso a capital tem. Portanto, vamos tentar curtir o desfile de sete de setembro como mais uma oportunidade de afirmarmos a nossa lagartinidade. Talvez ninguém seja mais a averso a essa fórmula do que eu. Já escrevi e pronunciei publicamente algumas coisas a respeito e me expus, porém, entendo que somente assim, como o Evilácio fez podemos nos provocarmos e percebermos que Lagarto deixou a muito de ser uma aldeia e hoje concentra nela um universo, marcado principalmente por sua diversidade, sejam ela de opinião ou de postura. Viva a cultura lagartense!!!


» responder » denunciar

PP
10/09/2010- 01h02
OS DIRETORES E PROFESSORES NAO ESQUECERAM O DESFILE CIVICO E, SIM AS PESSOAS MAL EDUCADAS QUE FAZEM COM QUE ISSO ACONTEÇAM, PQ DESDE QUE SOU GENTE QUE CONHEÇO O DESFILE DE LAGARTO COM ESSA GRANDE PALHAÇADA, APROVEITAM O MOMENTO PLOITICO PARA EXPOR SUAS ATITUDES SEM NEXO E SEM FUNADMENTOS


» responder » denunciar

keila monteiro
10/09/2010- 06h26
Que perfeito comentario tudo foi dito nada a acrecentar as palavras sabias que pessoa inteligente não pensou isso,eu jamais vou sair da minha casa para ver uma... obrigada a lagartense por existir tudo ficou melhor agora podemos ver tudo sem sair de casa.


» responder » denunciar

Jacquemário Bomfim
10/09/2010- 07h06
realmente todosos comentários sobre o desfile de7 de setembro em LAGARTO são verdadeiros, FALTA ORGANIZAÇÃO- FLTA DE RESPEITO COM A POPULAÇÃO-TEMAS QUE NÃO TEM NADA A VÊ COM O QUE REALMENTE COMEMORAMOS NO DEIA 7 DE SETEMBRO. " ISSO É UMA VERGONHA "


» responder » denunciar

Jacquemário Bomfim
10/09/2010- 07h09
e tem mais é um bando de " ESTILISTAS " como gostam de ser chamados fazendo palhaçadas no desfile aqui em LAGARTO. poxa chega de frescuras e palhaçadas se querem aparecer coloca uma melância na cabeça e manda eu cortar a mesma com um facão


» responder » denunciar

Jacquemário Bomfim
10/09/2010- 07h12
Sr. Evilácio meus PARABENS !!!!!! PARABENS !!!!! PARABENS !!!!! PARABENS !!!! PARABENS !!!! nós LAGARTENSES temos que acordar para que esta PALHAÇADA de desfile nao aconteça mais em nossas ruas o POVÃO merece RESPEITO !!!!!


» responder » denunciar

indignada
10/09/2010- 07h50
concordo plenamente com o comentário feito pelo cidadão acima.......nós não temos em nossa cidade um desfille cívico e sim uma imitação barata de um desfile de carnaval.


» responder » denunciar

rubinho
10/09/2010- 08h21
TODO ANO É A MESMA COISA, PESSOAS COM CONSUMO ABUSIVO DE BEBIDAS ALCOOLICAS QUE GERAM PIADINHAS DE MAU GOSTO E UM DESRESPEITO COM O 7 DE SETEMBRO, PASSEIO DURANTE A PASSAGEM DAS ESOLAS, E MUITOS OUTROS INTENS. Ñ DE HOJE QUE ISSO ACONTECE E SIM DE MUITOS ANOS, UM PROJETO BOM É COMEÇAR DESCENDO O G BARBOSA E CONCLUIR NA AV. JOÃO ALVES POIS A ESPAÇO P PESSOAS DESFILAREM TBM RSRSRSRS. ABRAÇOS A TODOS DESTE SITE E CONTINUEM ASSIM SEMPRE INFORMANDO E TRANSMITINDO NOTICIAS DA NOSSA TERRA LAGARTENSE.


» responder » denunciar

Paulão
10/09/2010- 08h26
Suas palavras são sábias, caro Evilácio. O desfile de 7 de setembro em Lagarto é tradição, todavia a cada ano perde o brilho e as autoridades não usam o passado para melhorar o presente e planejar-se para o futuro. Juntam-se ingredientes interessantes no desfile cívico: falta de organização, ignorância e falta de patriotismo. É um ninho de gente mal educada que não sabe a importância ou utopia da data.


» responder » denunciar

Evilácio Maciel
10/09/2010- 09h17
caro profesor Caludefranklin agradeço ao seu comtário assim como agradeço a todos os outros. Como estudante de História e profundo pesquisador e admirador das culturas nacional e local me ponho como espectador anulamente do desfile cívico da nossa cidade e vjo que este perde sua essência brutalmente e que todo mundo concorda mas não tem coragem de expressar sua opinião. Como você frisou a cr´tica esposta no artigo não é pessoal ou agrassiva é só a visão de um cidadão comum e apaixonado por sua terra e que vê que as instituições de ensino esqucem a história e se colocam a uma disputa rídicula de modismo e estilos mesmo sabendo que ao longo da avenida com a mesma intensidade de aplausos võ receber piadas sem graças ou comtários grotescos. Defendo tabém que a cultura é mutável e que o civismo tem que acompanhar a tendência. No entanto quamdo se fala em dia da independência temos que lembrar que muitos mártires contribuiram para que o país se libertasse, mesmo que abstratamente, das amarras coloniais. Nunca fiu seu aluno mas já tive o privilégio de ser luno de sua esposa e vejo que o compromisso com a história é regra em sua família. Fiquei maravilhado com a sua palestra no Santo Antonio sobre Mons. Daltro e concordo com tudo que foi dito. Como voê disse crítica é bem vinda e reforço isso dizendo que mudança acontece através das crítcas e como gosto de formar opinião ou reforçar as que já são formadas continuarei a tecer minhas humildes críticas.


» responder » denunciar

X
10/09/2010- 10h17
Concordo com o mesmo!o problema e que o lagartence e as autoridades sao pedantes por natureza e a pedancia atrofia o bom senso! Olhem para dentro de voces e reconheçao ai tudo melhora-ra!abraço


» responder » denunciar

Neilton
10/09/2010- 10h39
Foi muito feliz em sua explanação....e o que mim resta falar, meus parabéns!!!


» responder » denunciar

viviane
10/09/2010- 14h24
A única escola que realmente apresentava um desfile civico era o CNSP. E vejam que nem desfila mais. Creio que seje por realmente não existir mais desfile cívico.


» responder » denunciar

fernando
10/09/2010- 16h18
é foi massinha mais nao gostei muito da escola jose antonio santos e nem do laudelino.


» responder » denunciar

Marco Roberto
10/09/2010- 16h35
tomara,não sj o que eu estou pensando... pq não foram expostas as fotos de todos os colegios ?


» responder » denunciar

Catia
10/09/2010- 16h59
concordo plenamente...


» responder » denunciar

João Marcos
10/09/2010- 18h12
Alguns comentários,são de peso,um que me chamou bastante atenção foi:Será que os diretores de escolas estão ouvindo os professores de História,e mais além estamos em uma democracia,todos os professores das instituições escolares devem ser ouvidos,respeitadas as suas opiniões,avaliadas e posteriormente organizar o desfile cívico.A minha opinião como participante destes comentários,é que as escolas deveriam desfilar com seus alunos fardados, com faixas que viessem a denunciar que a tão sonhada Independência, que veio no dia 7 de Setembro de 1822,foi feita por um Português, ditador que nos livrou do julgo de Portugal, mas" independência" mesmo povo brasileiro está longe de alcançar .Enquanto isso, nos contentamos com plumas e paetês,pois quando as faltam na avenida, o povo fica frustrado.Outra opinião é que as escolas dos povoados deveriam desfilar um único dia,ou nos próprios povoados, ou na sede do Município pois é um desgaste para as crianças e professores.


» responder » denunciar

Eu
10/09/2010- 18h37
Ser fosse para td ano, as escolas falarem sobre a independecia, seria a mesma coisa td os anos. O laudelino escolhe um tema muiiito bem. Ser for pro issoo q é q o tema historia do silvio romero e o tema do frei tiveram haver com a independecia?


» responder » denunciar

Pessoa
10/09/2010- 19h10
teem nada haveer sebree esses temas dos desfilees porq os temaas é livre pode iventar o que quisereem sii queseereem Carnavaal Pode ,, sii quisereem sair de florees tbm podee .. não tem nada haveer o que vcs estão falando isso é um Bando de Invejosos Orshe !!'


» responder » denunciar

Antonio Menezes
10/09/2010- 19h51
Concordo com os comentátios que me antecederam. Sou de Tobias Barreto e aproveito para também repudiar a falta de estrutura do desfile cício por parte das prefeituras e sou testemunha da falta de educação do povo que vem á avenida apreciar o evento. Em Tobias Barreto, tudo precisa ser revisto e organizado como grande. A desorganização é maior que qualquer coisa. Fica o repúdio. Vamos crescer!


» responder » denunciar

opiniãoX
10/09/2010- 19h54
Caro Evilácio Maciel,você disse tudo e mais um pouco no seu breve comentario,não te conheço mas mesmo assim te parabenizo por suas belas palavras,quero deixar um lembrete tambem para o povo que vem assistir o desfile civico de Lagarto,sendo de nossa cidade ou de cidades vizinhas, que tem mais educação, porque o que eu vi na avenida foi um bando de gente inquietos para cima e para baixo,atrapalhando o desfile o tempo todo, senhores(as) alunos ou pessoas que fazem parte de algum colegio quando vocês acabarem seu desfile não atrapalhem os outros colegios,por que é feio,acomodem-se em algum lugar,já não basta as pessoas sem noção que atrapalham, se os organizadores colocam cordas para isolar ficam dizendo que não é animal pra ta preso e quando deixam livre fazem essa bagunça depois ficam falando que o desfile foi desorganizado,o Tiro-de-guerra presto o apoio devido,vi muitos educadores ajudando tambem,a Policia Militar entre outros,parabéns as essas pessoas que estão fazendo seu papel,resumindo cidadões tenham mais educação no proximo ano.


» responder » denunciar

rayranne lima
10/09/2010- 22h00
eu achei isso uma falta de organização de anbas partes,porque não tinha seguranças para empedir as pessoas que estava no meio da avenida que não deichava as pessoas disfalar porq e ainda vaiaro o prefeito isso é muito feio para a cidade eu sou uma turista aqui que image eu vou levar daqui dessa cidade.........


» responder » denunciar

natur
10/09/2010- 22h42

lagratense
11/09/2010- 00h26
ja e tradiçao o desfile de 7 de setembro, quem nao gostou, no proximo ano fique em casa, pra mim e a melhor festa do ano,todos os colegios estavam muitos lindos ;mas o unico que arrazou foi a fundaçao jose augusto vieira o primeiro ano que desfilou ,foi muito lindo as coliografias parabens galera!!!


» responder » denunciar

josefa
11/09/2010- 00h29
ja e tradiçao o desfile de 7 de setembro, quem nao gostou, no proximo ano fique em casa, pra mim e a melhor festa do ano,todos os colegios estavam muitos lindos ;mas o unico que arrazou foi a fundaçao jose augusto vieira o primeiro ano que desfilou ,foi muito lindo as coliografias parabens galera!!!


» responder » denunciar

eu
11/09/2010- 16h36
Esse post foi a coisa + besta ki ja vi .. isso ée coisa de invejoso ... O desfile do laudelino foi o maiss bonito de tds .. ARRASOUUUU ... de qalqer jeito o tema do frei e do silvio não teve nada haver com a independencia do Brasill.. "PRA FALAR TEM KI SABER PRA NÃO FALAR BESTEIRA COMO ESSE DAI FALOUU "


» responder » denunciar

Helen
11/09/2010- 17h11
Os organizabores do desfile que estava tentando organizar o desfile não consegiram porque os outros organizadores que descidiram aonde iria ocorrer o desfile escolheram ruas com calçadas pequenas aonde estava tudo apertado e tambem para dificutar o trabalho as pessoas atrapalhando o desfile,concordando com Viviane o CNSP não desfila mais porque as bandas não estão tocando mais com o ritimo do desfile civico e sim como um desfile carnavalesco,outra coisa concordo com Jean que isso tudo foi uma burrice coletiva mas tambem gostei de algumas partes do desfile


» responder » denunciar

Lagartense
11/09/2010- 18h24
Acalmem os ânimos por favor! Nosso conterrâneo Evilácio apenas demonstrou sua opinião e em alguns posts anteriores foi dito que se o tema do Laudelino não tinha nada haver com o desfile civico, os temas do Silvio e Frei tbm não... Isso é uma falta de apreciação, o Laudelino foi um tema estrangeiro, já o Silvio e o Frei vieram com temas brasileiros, em especial o de Biodiversidade apresentado por este último...


» responder » denunciar

mara
11/09/2010- 19h15
gostei muito do que evilacio escreveu porque a cada ano que passa o desfile civico de lagarto esta uma negação porisso ele esta de parabéns gostei muito ele escreveu a verdade.


» responder » denunciar

Dry
11/09/2010- 19h49
Vocês não vão colocar as fotos da exposição não é,do dia 7 de setembro,tem muita gente na espectativa,por favor,coloque logo,para matar nossas curiosidades,de saber como ficamos nas fotos!


» responder » denunciar

ELI
11/09/2010- 23h54
Acabou os valores hoje estamos vivendo outro tempo, falta de respeito, de educação que está passando de pai pra filho estamos em outra geração, não esperem melhoras esqueçam o passado vamos vever o presente não devemos cobrar aquilo que não é dado.


» responder » denunciar

Cidadã Brasileira
12/09/2010- 11h36
Realmente o "7 de setembro " não existe mais em Lagarto com a sua legitimidade.Lembro-me que a 3 anosatras o Colegio Cenecista Laudelino Freire tentou resgatar com um tema Cívico, e criticas como " esta falido" foram ouvidas por muito tempo, partido desta noticias como " Vai fechar as portas " foram alastadas por toda comunidade lagartense. Que o Laudelino Freire incomoda todos sabem disso, mas é incompreensivel como os lagartenses são indecisos em suas opinões, com certeza não foi o unico que colocou na Avenida um tema que talvez seja considerado por muitos fora do contexto. Somos uma mistura, somos culturalmente pluralizado, vários povos fizeram e fazem parte da composição da nossa historia. O laudelino mostrou neste desfile que esta com todo vigor, com " cara nova" , e alem de tudo vem mostrando a comunidade lagartense que o desfile cívico é somente um modo de atender as espectativas do povo lagartense que passam o ano ansiosos para vê-lo novamente no 7 de setembro, pois os resultados no ENEM e nos vestibulares são os melhores da cidade. Parabens diretora, coordenadoras, professores e alunos do colegio Cenecista Laudelino Freire, e a todas as escolas deste município.


» responder » denunciar

cidadã brasileira
12/09/2010- 11h42
Caro Evilázio Maciel, a respeito das citadas" medicas" queria alerta-lo para que antes de escrever seus artigos procure pesquisar sobre o assunto, pois o Laudelino Freire é uma instituição de que oferece o curso de Emfermagem. Espero que sua indagação tenha sido esclarecida.


» responder » denunciar

FLÁVIO HENRIQUE
12/09/2010- 11h59
Quando a fatos ha argumentos entaõ naõ e de agora que nosso desfile civico de Lagarto acontece com temas e de temas e nem por isso deixa de passar as mensagens sejam elas positivas ou negativas e o gostoso e isso como diz nosso mestre historiador as criticas tem quem existir sem ela naõ existe construção pois o que se precisa mesmo e de um lugar definitivo para acontecer esse desfile pois a cada ano se cresce e cresce a falta de respeito do povo lagartense com os proprios vamos la adimistração vamos criar o nosso desfilidronomo 2011. que tal descer da Praça da caixa d água ate avenida governador joãa alves filho.


» responder » denunciar

joão
12/09/2010- 14h22
Na verdade o desfile foi uma pura bagunça agora pergunto cade os organizadores do desfile cívico porque não coloca pessoas segurando as cordas para evitar. se fosse uma madereta ai tinha cordas ate de sobra


» responder » denunciar

Evilácio Maciel
12/09/2010- 14h42
Cara Cidadã Lagartense, tenho plena convicção da importância do Colégio Cenecista Laudelino Freire para a cidade de Lagarto e tenho plena ciência dos cursos que este oferece, sendo esses o Ensino Fundamental, Médio e Técnico em Enfemagem. Só não estou certo se a instituição ainda oferece os curso de Técnico em Segurança no Trabalho e curso preparatório para o vestibular, e também fiquei sabendo que houveram rumores de o mesmo oferecer cursos superiores com alcunha de Universidade Cenecista. Não vejo incômodo nenhum oferecido pelo mesmo pois pelo que sei seus organizadores sempre trabalharam muito para mostrar a qualidade de seus alunos em todos os enventos que participam e/ou promovem, seja esses cultarais ou artisticos, esportivos ou estudantis . Sei ainda que o colégio foi capeão por muitos anos dos jogos estudantis do município, ficou muito bem classifiacado nos Jogos da Primavera sempre que participou além de representar muito bem Lagarto nos torneios do grupo cenecista e tem em Ivelizze um ótimo exeplo na dança em particular o Balett esta que ela representa muito bem, além de ser Hermógenes um dos baluartes da educação física da cidade e grande visionário dos talentos esportivos, muitos desses que já representou o colégio em torneio a níveis nacionais. Quando me referi as médicas e enfermeiras eu busquei adequação ao tema proposto pela instituição e continuo afirmando sem tirar nem por que o tema não faz menção alguma ao processo de independância do país e também que não disse que a escola estva feia muito pelo contrário muito bonita e a única que oferece uma mini-banda marcial. O que eu critiquei sem medo errar foi única e exclusivamente o tema, repito o tema Walt Disney não tem nada a ver com a independecia do Brasil e nunca vai ter. Sei que as obras do mestre da fantasia infantil são inesquecíveis no enetanto duvido que algum americano queira homenager um brasileiro no quatro de julho deles. Espero que minhas informações a respeito da escola sejam suficientes para esclarecer que não escrevo nada sem antes saber o que vou publicar.


» responder » denunciar

Em busca de um Lagarto Organizado.
13/09/2010- 13h02
Engraçado , é alguem como evilácio Maciel , falar tal tipo de coisa. Engraçado é saber que ele é do silvo romero , alguem que odeia bastante do Laudelino. Pois o Laudelino não foi o único , meio que fugiu do assunto de 7 de setembro. Pois bem , Se o Laudelino fez o vo do pavao , foi bonito , foi. Mas o que tem haver o Frei , colocar um monte de mulher vestida de LADY GAGA , o que bem que parecia vestida de travestir. Mas por que voce agravor sua crítica em apenas o Laudelino. Voce não acha que colocar um monte de estudante vestida de Lady gaga , não é bem pior do que o tema Pavão. Sinceramente , voce deve odiar bem o Laudelino. Não tenho nada sua crítica , o problema foi que você ressalto Mais ainda o laudelino , voce agravor como o Laudelino ser o Pior de todos os Temas.


» responder » denunciar

Em busca de um lagarto Organizado
13/09/2010- 13h10
Outra , O Laudelino Freire , De 15 alunos no 3ª ano 13 Passaram no Vestibular. Agora olhe Os outros Colégios , A quantidade de Alunos que passaram , pra quantidade de alunos na Sala. Fugir um Pouco do Assunto , Mas apenas completei um comentário da Cidadã brasileira. Laudelino Em aprovação , Foi colocada em a 1ª de Lagarto , Em Melhor ensino. O colégio que seja melhor que o Laudelino Em ENSINO !!!! comente Aqui. E prove que é melhor. Olhe quem esta em Primeiro....


» responder » denunciar

edy
14/09/2010- 21h06
nao concordo com o "carnavalesco" pois tava mais pra "cavalesco" ja vi feiras mais organizadas sem contar que nao só o civismo estava ausente a educação do povo lagartence tambem


» responder » denunciar

Luciana Almeida
14/09/2010- 21h15
A essência cívica, foi perdendo o foco de entendimento sobre a comemoração do dia 07 de setembro, pois as escolas acabam abordando e trazendo para a avenida assuntos banais, ao invés de valorizar a sua própria cultura...


» responder » denunciar
ANDRESA
23/08/2011- 01h55
VC SOU ESTA BABANDO OVO DO LAUDELINO PORQUE NAO FALOU DOS OUTROS COLÉGIO KKKKKK FALA E FACIL KKKKK SOU EMSMO FREIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII OKKKKKK!!!!!!!!!!!!!

ticogatao2009@hotmail.com
11/04/2012- 22h49
que ro gaiha uma quite dobroco chetquitalis omeu numero do telefone 99600734


» responder » denunciar

COMUNICAR ERRO NA MATÉRIA

Seu Nome
Email
Comentários

» comente esta matéria

AVISO:

1 - Ao comentar uma matéria é registrado o IP (número de registro) do computador de onde foi enviado.

2 - Também é armazenado no banco de dados, o EMAIL de quem escreve

3 - A responsabilidade do que é escrito é de seus autores ( proprietários do email e do IP)

4 - Comentários com ofensas pessoais ( xingamentos ), acusações, racistas, etc. Não serão permitidos.

5 - Não serão mais permitidos comentários que não tratem diretamente da matéria título.

6 - Caso sinta-se ofendido por um comentário, solicite sua retirada pelo email/MSN contato@lagartense.com.br ou pelo número (79)9945-9820 - Retiraremos imediatamente.

7 - Caso deseje fazer uma denúncia ou matéria, envie para contato@lagartense.com.br com suas devidas identificações, que publicaremos.

***
NOME *
EMAIL *
( Seu Email não será divulgado )
COMENTÁRIO *
Enviando ...
últimasNotícias
» 02/09/2014 | 09h41
AO VIVO: Sessão da Câmara de Vereadores de Lagarto
» 02/09/2014 | 08h12
Em Itabaiana, dupla é presa com revólveres, luvas e peruca
» 02/09/2014 | 08h01
Treze e Brasília recebem desfiles cívicos do 7 de Setembro
» 02/09/2014 | 07h57
PC de Lagarto prende homem no município de Tobias Barreto
» 02/09/2014 | 07h43
PM apreende adolescente após assalto no comércio de Tobias Barreto
» 02/09/2014 | 07h31
Assista a trechos do DVD oficial de Unha Pintada Show
» 02/09/2014 | 07h27
Obras do mercado contam com 120 homens em trabalho intensivo
» 01/09/2014 | 14h58
Expressinho comemora 38 anos e homenageia Lu do Bar
» 01/09/2014 | 11h45
Com dever cumprido fora de casa, classificação é detalhe para Confiança
» 01/09/2014 | 11h42
Assista aos gols da rodada 2 da Geração Futuro Champions League
» 01/09/2014 | 11h41
Caçula em SE e com os pés no chão, Independente busca sucesso na A2
» 01/09/2014 | 11h26
Rock e sertanejo se unem para fechar a 10ª edição do Festival de Inverno em Salvador
» 01/09/2014 | 10h36
Alvejado com quatro tiros, homem morre no Jenipapo
» 01/09/2014 | 10h36
Empresa oferece vagas de emprego
» 01/09/2014 | 10h27
Lagartense Silvio Romero ganha exposição em Aracaju
» 01/09/2014 | 10h21
Homem que seguia para Lagarto morre em acidente em rodovia
» 01/09/2014 | 10h15
Diego Costa faz dois e ajuda o Chelse em goleada; veja vídeo
» 01/09/2014 | 10h13
Acidente entre carreta e veículo de passeio deixa um morto em Arauá
» 01/09/2014 | 10h00
Vítimas de acidentes em Lagarto não resistem e morrem
» 01/09/2014 | 09h21
Alvejado com quatro tiros, homem morre no Jenipapo
Veja + Notícias
maisLidas
PUBLICIDADE


| © Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados |
Reportagem: (79) 9945-9820 ou 3631-7357    |   Comercial: (79) 9902-8663 ou 3631-7357